domingo, 8 de novembro de 2009

Berliner Mauer - 13. August 1961 bis zum 9. November 1989


Como queria ser alemã há 20 anos atrás. Como queria estar lá, na Brandenburger Straße as 18hs daquele noite de Outono chuvosa e fria. Como queria ter participado deste momento histórico. Como queria ter escalado Brandenburg e subido em seus cavalos festejando e gritando a liberdade.

Já citei aqui que acredito em vidas passadas e que acredito piamente já ter vivido na Alemanha e sido alemã em outros tempos. Desde pequena meu sonho foi conhecer e me dedicar as minhas raízes, a cultura e a história germânica.

Em Setembro de 2003 quando visitei Berlim, tive os dias mais emocionantes e aproveitaveis da minha vida, os arrepios mais intensos e a sensação de estar em casa, indescritível. Ao andar pela bela e movimentada Brandenburger Straße de longe se vê o Portão de Brandenburgo (Brandenburg Tor), onde cada pedaço do chão conserva o tijolo de assentamento inicial, até hoje, delineando por onde o muro passava.

Outro programa imperdível para quem for a Berlim, é o Museu do Muro (Das Mauermuseum am Checkpoint Charlie) , histórias incríveis de travessias arriscadas dentro de fuscas, de balões, pelo esgoto e até dentro de uma caixa de som, também tendo pedaços do muro, fotos e vídeos, um em específico, quase na saída, onde um reporter italiano chegava as 19hs daquele 9 Novembro e filmava as primeiras colheradas no muro, os primeiros pedaços no chão e o reportér vai as lágrimas, e claro, o espectador também.

Choro, choro quando vejo documentários, videos, e até lendo sobre tudo isto, me ponho no lugar destas pessoas e penso que isso aconteceu a 20 anos e menos de um ano após a Alemanha se reunificou.

Para quem quiser ver e saber um pouco mais sobre este momento, assista "Adeus, Lenin" (Goodbye Lenin), filme alemão de 2003, extremamente injustiçado por não ter levado o Oscar de filme estrangeiro a qual foi indicado.

Tive a sorte de encontrar um companheiro, que tenha a mesma fixação que eu por este povo e isso me dá a certeza de várias voltas a este país, a esta cidade.

A Alemanha errou muito, sua população não ficou isenta, pagaram o preço com este muro, separando amigos, famílias e vidas.

Espero que um dia o povo alemão seja limpo dos esteriótipos que os acompanham.

O Canal GNT vai disponibilizar dois especiais sobre o Muro e sua queda, 21hs e 00.30

6 comentários:

Rose Cristina Oliveira disse...

Querida Sarah, gostaria de parabenizá-la mais uma vez por seu grau de conhecimento que considero elevado. Fico muito feliz mesmo por ter descoberto seu blog, acho lindo as coisas que você escreve, pois além de original, são escritos de sua alma. Algumas transexuais se superam entre todos os outros quando diz respeito a própria essência com naturalidade e pureza, ou seja você, eu, e outras. Não é a toa que na Índia somos o terceiro sexo, três que é número da perfeição. Quero fazer um pedido que a tempos venho tentando agrupar pessoas com pensamentos e idéias afins para juntos, criarmos algo de refer~encia no que diz respeito a transexualidade e suas vertentes. Gostaria de convidá-la. Então, aguardo ansiosa sua resposta. Bjos e tudo de bom, e aguardando sua foto com seus lindo seios, rs.

Penny Lane disse...

legal essa ligação que vc tem com a Alemanha.eu morro de curiosidade de conhecê-la,parece ser um lugar lindo e cheio de história pra conhecer.

bjs

Sarah disse...

Rose,
obrigada pelas palavras, seja sempre bem vinda aki no blog para escrever e se expressar e quem sabe ate nao criar um blog pra vc tb expor suas ideias! Acho q vc iria arrasar! Beijos e bom final d semana!
..........................
Nanda,
pois é, sinto a Alemanha na pele! nao deixe de visitar qdo puder, vale cada centavo! Beijos

Anônimo disse...

Meu nome é Jaqueline, sou de MG, curso psicologia. Estamos montando um trabalho sobre transgêneros... então montei minha personagem na qual represento os transexuais através do seu blog. Adorei viu! Pessoa inteligente e com certeza linda! Se estivesse no Rio, com certeza te teria como uma de minhas amigas pessoais...
Adoro... bjss

Sarah disse...

Jaqueline! obrigada flor e parabens pelo projeto, só com educação os mitos caem!
Beijos e seja sempre bem vinda!

Unknown disse...

eu amo a alemanha mesmo sendo descedente de italiano eu fico admirado com a historia dessa nacao. adorei o blog.

Related Posts with Thumbnails