segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A dificil convivência hormonal

La Lola, novela argentina divertida que tratava o assunto com suavidade!

Uma revolução da medicina, foi a invenção/descoberta dos anticoncepcionais, hormonios encapsulados para impedir a gestação e liberar a mulher para a vida sexual.

Anos mais tarde, surgiu a TRH, terapia de reposição hormonal, para devolver as mulheres depois dos 40 anos, a qualidade da vida sexual, lubrificação, libido, bem estar, diminuição de perda óssea, diminuiçao dos riscos cardíacos, ocasionados pela menopausa.

Nos meus 25 passados anos, já sou uma menopáusica, já que não produzo qualquer hormonio naturalmente (exceto os suprarrenais e o DHEA) que não suficientes nem para um passarinho.

Devido o desinteresse de endocrinologistas em se especializarem no meu caso específico, não canso de receber emails pedindo dicas de hormonizações e também nos foruns que participo, o assunto hormonização pós-cirurgia, é o mais citado.

Encontrei um artigo interessantíssimo, para quem lê fluente em inglês (clique aqui) legal é que fala tanto do tratamento para homens quanto para as mulheres pós-cirurgia. Acabei então entrando em contato com os especialistas, Dra. Tania Culham, Dr. Todd Sakakibara, e também com a nossa expert em endocrinologia, Dra. Amanda Athayde.

Com as suas respostas, acabei então percebendo que o tratamento da 'pilulazinha de anticoncepcional diário' não é a mais indicada para nossa situação, muito menos o simples 'não vou tomar nada' que muitas optam. A unanime resposta dos doutores, foi com hormonios modernos, a base do 17-beta-estradiol, via gel ou via adesivos em dosagens baixas e pré-definidas entre o médico e o paciente, que garantirá uma vida sexual saudavel, equilibrio hormonal satisfatório, diminuiçao da perda óssea e dos riscos cardíacos. E para minha surpresa, a confirmação de que os cremes vaginais a base de estriol, SIM, aumentam a lubrificação da neo-vulva com seu uso semanal!

Se tem algo que aprendi no meu tratamento, foi a importância dos hormonios, e que a diferença entre veneno e elixir-divino, é a dosagem e como vou ter que usa-los até meu ultimo dia por aqui, que seja tudo de forma correta, acompanhada e com exames regulares. Não façam loucuras, hormonios podem te matar!

Ps.Este blog ou este post, não tem a intenção de incentivar a automedicação!
Ps². Obrigada a Dra. Amanda pelo carinhoso email. Thanks dr.Tania and dr. Todd for yours helpful emails.

Divertido trailer da novela 'La Lola', uma pena não ter dvd.

4 comentários:

Diana disse...

Sarah, terminei ontem de ler "Dear John" e lembrei de vc! =)
A tradução brasileira tá cheia de erros de digiração, tradução e português... =/ Mas a história é linda e me acabei de chorar! ^^ Me fez pensar na minha própria história, ai ai...
bjs!

Jack vestida de loba e uivando...ou balindo? disse...

Óh céus, óh vida!
rs...
tem coisas que só nós mulheres mesmo hen amiga? rsrs...

bjão!!!!!!!!!

Lívia García Moro disse...

Menina! Quanta coisa nova por aqui, li os últimos 3 posts muito animada com a felicidade que está imperando nesse blog! Pretendo não sumir mais! Fiquei bem animada depois que eu li sua felicidade com os 350ml, sou bem desprovida, vou até pensar a respeito!! hahaha mil beijos!

Carolina de Castro disse...

E a luta continua!
Deviam ter mais formas de ajudar as pessoas que passam por situações como vc.
Afinal. O homem pisou na lua. Mandou robozinho pra marte!!
Não dá pra acreditar né?
beijaoo!

Related Posts with Thumbnails