terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dúvida (e sua parábola)


Uma mulher estava fazendo fofoca com uma amiga, sobre um homem que ela mal conhecia e naquela noite ela teve um sonho. Uma grande mão apareceu dos céus e apontou para ela, que foi imediatamente apreendida com um esmagador sentimento de culpa. No dia seguinte, ela foi se confessar com o velho padre O'Rourke e lhe contou a história toda.

"Fofoca é um pecado? Foi à mão de Deus Todo Poderoso apontando para mim? Devo pedir a sua absolvição... Padre, me diga, eu fiz algo errado?" Perguntava inquietantemente a senhora.
"Sim!" Padre O'Rourke respondeu à ela e continuou "Sim, sua ignorante, fêmea que eleva o mal. Tem feito falso testemunho contra seu vizinho! Tem brincando deliberadamente com sua reputação e deve se sentir duramente envergonhada!”
Então a mulher disse que lamentava e pediu perdão.
"Não tão rápido!" Disse o padre O'Rourke, "Eu quero que vá para casa, pegue um travesseiro, leve-o até o telhado, apunhale-o com uma faca e volte aqui!"

Então a mulher foi para casa, pegou um travesseiro de cima da cama, uma faca da gaveta, subiu a escada de incêndio até o telhado e esfaqueou o travesseiro. Então, ela voltou até o velho padre, como fora instruída.

"Você apunhalou o travesseiro com a faca?" Perguntou o velho padre.
"Sim, Padre."
"E qual foi o resultado?"
"Plumas" disse ela.
"Plumas?" O padre repetiu.
"Plumas em todos os lugares, Padre!"
"Agora eu quero que volte lá e reúna todas, até a última das plumas que voou para fora com o vento! " Disse o padre.
"Bem," disse ela "não há como fazer isso, eu não sei aonde elas foram, o vento as espalhou para todos os lados. "
"Isso", disse o Padre O'Rourke,"é a fofoca!"

Parábola retirada do filme "Doubt" (Dúvida) com os excelentes, Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman. É o primeiro dos indicados que assisti, recomendo.

Cuidado com as palavras que saem da sua boca, com o que fala, sobre o que fala e sobre quem fala.

Encerro também com uma frase que eu gosto muito, que foi proferida por Nietzsche "Mais fácil lidar com uma má consciência, do que com uma má reputação."

"Doubt" - Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman
104 Minutos
Direção John Patrick Shanley
5 Indicações da Academia Oscar
Baseado na peça homônima de John Patrick Shanley


Um comentário:

Marie Curie disse...

Nossa,gostei da histórinha... na verdade eu andei lendo os seus posts por aqui e adorei! POr isso tem um meme pra vc lá no divã, ok? Bjinhos!

Related Posts with Thumbnails