
Desde que meus documentos saíram e já peguei minha certidão, devidamente retificada, lindinha, comecei a correr atrás dos demais documentos. Fiquei tão ansiosa, que andei perdendo o sono de madrugada, coisa RARA se tratando da Sarah aqui, que dorme as 21hs se deixar rsrs.
Vale reeiterar também, o meu agradecimento ao Homer do blog Transhomem Brasil, ele que já passou por tudo isso, fez um guia super prático e que tem me ajudado muito.
RG, foi fácil e prático, sem maiores complicações, dentro de sete dias deve ficar pronto;
Titulo de eleitor, me faz lembrar das três coisas que nos orgulham em sermos brasileiros (Correios, Petrobras e Eleições), o título foi retificado na hora e já foi o primeiro novo documento em mãos.
Ai, veio a novela do CPF... infelizmente, a Receita Federal não faz mais a alteração/retificação direto em sua sede, é necessário ir primeiro ao Banco Brasil, Caixa ou Correios, fazer o protocolo de alteração e aí sim se dirigir a Receita. Porém, todavia, entretanto, o meu atendimento nos Correios foi lastimável. Desinformação, preconceito mascarado, sistema fora do ar, uma demora excessiva, até trocar de agência e finalmente, ser muitissimo bem atendida por um outro funcionário. Dia seguinte, comparecer a Receita com o formulario preenchido e pago, chá-de-cadeira de 3 horas, para em menos de 10 minutos, o fisca ter alterado tudo no sistema e agora, aguardar 10-12 dias pra chegar pelo correio.
Agora me resta aguardar pelo RG e pelo CPF, pois somente com eles posso dar entrada na retificação da CNH, Visto americano, Carteira Trabalho, Passaporte, etc...
Exemplar também, vale salientar, é o sistema da Policia Federal para emissão de passaportes, o próprio sistema já solicita se você teve alteração nominal, qual era e por qual razão, muito esclarecedor e ágil.
Vale salientar o oposto, da Carteira de Trabalho, é talvez um dos mais burocráticos, e que se enfrentam maiores filas.