domingo, 26 de outubro de 2008

Bipolaridade ou ansiedade?




Sempre me considerei ansiosa. Mamãe conta que quando pequena eu esperava tanto pelo meu aniversário, que ficava doente e por várias vezes ela antecipou a festa. Quando planejavamos alguma viagem, fosse para o interior paulista na casa dos meus tios, ou para a praia ou para casa dos meus avós, eu ficava agitada e sem sono uma semana antes.

Segundo o dicionário Aurélio, ansiedade significa: "Estado afetivo em que há o sentimento de insegurança". Confesso que no alto dos meus 24 anos, tento e até controlo essa ansiedade em alguns momentos. Hoje não fico mais ansiosa pelo meu aniversário, afinal, não fico mais feliz em ficar cada ano mais velha rs, muito menos para viajar a casa dos meus avós. Mas se for para uma prova, ou para tomar uma decisão importante, ou para visitar o namorado que mora longe, podem ter certeza, estarei uma pilha de nervos, sem comer (sim, perco totalmente a fome em momentos de stress e ansiedade) e principalmente, sem dormir.

Atualmente, tenho me sentido ansiosa por alguns motivos, especialmente por dois. O primeiro, meus documentos que ainda estou para retificar, a sentença já foi dada pelo juíz a mais de um mês e até agora nada do ofício para começar a correr atrás da troca, de sei lá, uns 10/12 documentos? Será que dará tempo até o fim do ano? Ainda queria fazer vestibular poxa vida! Quanto tempo levarei pra alterar cada um deles? Tantos planos, me sinto como uma adolescente que ganha a própria chave de casa e tem liberdade para sair e voltar quando quiser, ou de uma noiva às vesperas do casamento (ok, nunca me casei mas eu faço uma pequena idéia de como vou ficar quando chegar minha vez).

O transtorno bipolar define-se como: "Um transtorno caracterizado por dois ou mais episódios de alteração do humor onde o nível de atividade do sujeito está profundamente perturbado, sendo que este distúrbio consiste em algumas ocasiões de uma elevação patológica do humor e aumento da energia e da atividade (hipomania ou euforia) e em outras, de um rebaixamento patológico do humor e de redução da energia e da atividade (depressão)". Sinceramente creio que esteja tendo uma crise de ansiedade perante uma decisão importante, diretamente relacionada com o lado emocional de uma mulher apaixonada, sendo assim, uma reação inconscientemente superestimada e dramatizada (engraçada eu, não? me diagnostíco e sei como na verdade me sinto).

Não vejo a hora de poder viver minha vida, sei que posso voar longe, ter uma carreira brilhante, que me realize, que me faça conhecer novas pessoas, tenho potencial para tanto e definitivamente quero vencer na área profissional. Todavia também quero vencer na área pessoal, ao lado do meu marido, construir uma família com ele, ter uma bela casa com jardim e nosso cachorro, com filhos, ser uma mãe ultra-dedicada. Portanto, me auto-sugiro duas coisas: Paciência e Persistência. Paciência pela ofício do juíz (que não deve tardar a sair). Persistência para estudar muito, batalhar muito por um emprego legal.

Não preciso de fluoxetina ou prozac para lidar comigo mesma (nada contra quem precisa, existem pessoas que realmente necessitam), o que eu preciso é aprender a controlar mais e melhor essa ansiedade, esse desejo de tudo pra ontem, colocar na prática que O apressado come cru e que A pressa é inimiga da perfeição.

Ps. Agradecimentos sinceros aos amigos que têm me "aturado" só falando disso nas últimas semanas.

Música da semana: Keane - Better Than This (Você pode Mais do que isso!)

4 comentários:

Vivi disse...

obrigada, depois me conte como chegou ao meu blog, se qzer me add no msn vinisvinis@hotmail.com
sinto que temos muito pra conversar, loucos se atraem neh?
qto tempo faz q foi diagnosticada bipolar?
beijinhos

Vivi disse...

aim li direito, vc ñ é bipolar bem sei como é ruim ser diferente me add que fico feliz=)

Anônimo disse...

Oi, adorei teu blog, vc sempre escrevendo muito bem, sucesso e que o "processo" seja logo concluído, beijos, JJ

Anônimo disse...

Olá, tudo bom? Só tenho a te dizer que ansiedade é normal, a questão é esperar acontecer! E não só isso, ir fazendo para que aconteça, acho que você faz. Adorei a idéia de uma carta para o passado, de uns posts atrás. Beijo.

Related Posts with Thumbnails