sábado, 15 de novembro de 2008

As jóias de Jane Austen

The complete Jane Austen´s Masterpiece - BBC
Impossível alguém desconhecer Jane Austen. Caso você que esteja lendo e não ligue o nome a pessoa, vou tentar ajudar, "Razão e Sensibilidade", "Orgulho e Preconceito", "Persuasão", "Emma" ? Jane é a maior escritoria inglesa depois de Shakespeare. Tendo a própria vivido uma triste história de amor e morrido jovem em decorrência de uma rara doença (que tambem virou filme, em "Becoming Jane" com a extraordinária Anne Hathaway). Deixou ainda duas obras inacabadas e algumas peças para teatro.

Todos esses livros já tiveram várias versões, algumas mais famosas, outras menos. A BBC lançou ano passado uma coletânea com os maiores títulos em novas interpretações, mais fiéis aos livros e menos comerciais, ou seja, quase sem atores famosos. Foi um sucesso. A versão de Razão e Sensibilidade é incrivelmente superior a versão americana de 1995. Ontem assisti Persuasão, confesso que não conhecia a história e fiquei curiosa após este ser citado em um outro filme que adoro "A Casa do Lago" com Keanu Reeves e Sandra Bullock, onde a personagem de Sandra diz que este é seu livro favorito. A história de Persuasão (Persuasion) é linda e mais uma vez mostra a visão do homem de Jane,incorruptível e íntegro. Recomendo a todos, de verdade, que assistam. O filme está disponivel para ser baixado pela internet (via torrent) e a legenda disponivel no http://www.legendas.tv/ . Só para citar, sem estragar o final para os que irão assistir o "Persuasão", abaixo vou colocar a carta escrita pelo Capitão Wentworth, que eu caí em prantos (como queria receber uma carta assim), ah sim, é só selecionar abaixo com o mouse que voce vai conseguir ler:

"Srta. Elliot, não posso suportar isto por mais tempo. Você trespassa-me a alma. Sou metade esperança e metade agonia. Pode ser que tenha sido injusto, fraco e rancoroso, mas jamais inconstante. Me ofereço a você com um coração que é ainda mais seu, do que quando o despedaçou 8 anos atrás. Não amei ninguém além de você. Vim a Bath unicamente por você. Meus pensamentos e planos são todos para você. Não se deu conta? Mal posso escrever. Devo partir, inseguro quanto ao meu futuro. Uma palavra, um olhar, serão suficientes. Não me diga... Não me diga que é tarde demais, que sentimentos tão preciosos se foram para sempre."

Na próxima semana estarei ausente, vou fazer um retoque estético na minha txchuca, lá com o Dr. Cury. Me desejem sorte.

Música da semana: "Echo Beach" - Gabriella Chilmi http://www.4shared.com/file/62017934/832c2787/13_-_echo_beach_bonus_track.html?s=1

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte!

Anônimo disse...

Muita sorte e que tudo corra bem!

um beijo

Related Posts with Thumbnails